Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Conhece o conceito de iFamily ou Família Virtual?

    Publicado por Mariana Regis
    há 6 anos

    *Por: Mariana Regis.

    A possibilidade de proximidade trazida pela Internet em situações de distância física transformaram os relacionamentos interpessoais da nossa época.

    O ciberespaço propiciou uma nova forma de interação que afetou a identidade das pessoas: todo comportamento (uma curtida, um emoticon) tem valor de mensagem, sendo, portanto, uma possibilidade de comunicação.

    Naturalmente, a cibercultura modificou também as relações no campo familiar, estabelecendo novas exigências afetivas de comunicação nestes espaços, em função da fluidez no contato. Transformando, inclusive, o papel que indivíduos ocupam no seio da família. Assim, aquele sujeito, outrora distante por estar sempre ocupado, agora consegue demonstrar estar conectado às questões do seu grupo familiar, tendo em vista a possibilidade de realizar tarefas sem dedicação exclusiva.

    Atento à essa realidade, o jurista Conrado Paulino criou o termo o termo iFamily, para designar as relações afetivas desenvolvidas em espaços virtuais.

    As redes sociais são nossas ágoras modernas. Hoje, irmãs (aos) pais, filhos (as), primos (as), tios (as), avós, netos (as), (re) encontram-se e dialogam por meio da Internet de forma constante e natural, sobretudo em grupos de whatsapp. Mesmo distantes fisicamente, parentes interagem em tempo real, compartilhando suas experiências, alegrias e tristezas.

    A tecnologia trouxe a possibilidade de aproximar a família e reconfigurá-la.

    Assim, filhos (as) que vivem em continentes diferentes dos seus pais idosos hoje podem acompanhar visitas médicas em tempo real. Pais e mães podem orientar seus filhos menores em momentos de dificuldade, enquanto viajam à trabalho. A família virtual é uma realidade.

    Muita gente desqualifica o termo ifamily, alegando que não se pode misturar vida real e virtual. Mas, o que é mesmo vida real e virtual hoje em dia? É tão demarcado o ponto que as separa? O hibridismo da vida moderna é inquestionável.

    Cada dia mais, o Direito consolida a dimensão socioafetiva como a base do conceito de família. Portanto, é inegável o impacto das mídias na (re) configuração da mesma.

    • Publicações24
    • Seguidores110
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações3151
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/conhece-o-conceito-de-ifamily-ou-familia-virtual/549894898

    Informações relacionadas

    Andresa Teixeira Lopes, Advogado
    Artigoshá 2 anos

    O reconhecimento da família poliafetiva no ordenamento jurídico brasileiro

    Rede de Ensino Luiz Flávio Gomes
    Notíciashá 15 anos

    O que se entende por família eudemonista?

    Pluralidade familiar: conheça as espécies de família contemporâneas

    Thaís Gonçalves Dias , Advogado
    Artigoshá 6 anos

    Família Mosaico: conceito e características

    Claudia Neves, Advogado
    Artigoshá 4 anos

    iFamily, a virtualização das relações familiares

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)